domingo, 3 de outubro de 2010

O MAESTRO DA " SOCIEDADE MUSICAL PROGRESSO DE VALENÇA "



SEDE DA BANDA


                 Regendo a "Sociedade Musical Progresso de Valença" na Praça da cidade.


A Sociedade Musical Progresso de Valença,foi fundada dois dias antes do dia dedicado à Santa Cecília.Tudo começou em 20 de novembro de 1929,há exatos 80 anos atrás.Teve como fundadores os valencianos José Corrêa Armond,João José Cosate.Cristóvão Barbosa Giesta Júnior,Dário de Sá Guimarães e Antonio Corrêa Tavares.Na época recebeu o nome de “Banda Infantil Progresso de Valença”,sendo composta por garotos músicos,produtos do Maestro Alfredo Moreira Barbosa.
De 1929 até hoje,no ano de 2009,a nossa também chamada simplesmente de “Banda Progresso”,vem lutando bravamente por sua sobrevivência através dos Maestros e músicos componentes.
Desde 1998,com apenas 17 anos,o músico flautista, Antonio Carlos de Sant’Anna da Rocha,assumiu com maestria a batuta deste grupo musical,tornando-se,na história da Banda,o seu mais novo Maestro.A competência de Antonio Rocha revitalizando a Sociedade sem desrespeitar o espaço conquistado pelos mais antigos componentes e enxertando em seu corpo musical,um percentual significativo de jovens,compôs,na verdadeira acepção da palavra,uma série de “dobrados” e “marchas” em direção ao futuro.
Hoje,11 anos após,podemos constatar a presença,em nosso Município,de uma corporação musical que,apesar de inúmeras dificuldades,continua sua marcha afinada com o progresso cultural/musical a que se propõe.
Atualmente,o novo quadro musical,é composto por alunos preparados exclusivamente, pelo Maestro na Escola de Música que funciona na Sede Social.
Fruto de uma tradição musical que vem dos tempos remotos do Brasil colônia,as Bandas de Música têm sido um rico celeiro de maestros,músicos e gêneros musicais.Durante três séculos de sua história,o Brasil inteiro parava para ver a banda passar,trazendo alegria e música para todos.
ANTONIO E ANTONINHO  COM TRÊS ANOS:PAI E FILHO NO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO COM A" BANDA PROGRESSO DE VALENÇA"

SANTA CECÍLIA-PADROEIRA DOS MÚSICOS

















Nenhum comentário:

Postar um comentário